Este texto é da minha namorada que está fazendo faculdade de Direito, achei que ninguém melhor do que alguém com pensamento de jurista para escrever sobre o estado Laico.
Aproveitem.
Por: Ana Maria Garcia Margonato
Devido a semana de postagens coletivas sobre o Estado Laico, acredito que a expressão de minha opinião a respeito do assunto não terá informações muito inovadoras, uma vez que, apesar de batante amplo o assunto, as conclusões são bastante parecidas. Li alguns textos que falavam a respeito, por sinal muito bons, e bem argumentados, e achei interessante expor também minha opinião sobreo assunto.
O Estado Laico é de extrema importância não apenas para a liberdade de crenças, mas também ao desenvolvimento social, econômico etc.
Em um estado religioso todo tipo de atrocidades em nome de um deus podem acontecer. |
Um Estado não laico tem como predominante uma determinada religião, na qual todos os cidadãos são obrigados a seguir, juntamente com esta religião vem seus princípios, nos quais todos os cidadãos também precisam necessariamente compartilhar. A religião será responsável por decisões políticas, das quais afetaram consequentemente seus cidadãos.
Outro exemplo de estado Não-Laico ou Religioso o Islã. |
Diante de tantas intervenções religiosas que podem ocorrer em um Estado não Laico, e as consequências trágicas que isso pode ocasionar, não vejo, em momento algum, motivos plausíveis para tamanha atrocidade ocorrer.
Um Estado Laico é um Estado igualitário, do qual possuí o dever de proporcionara todos seus cidadãos o mesmo tratamento, independentemente de sua religião, crença e idéias. A defesa do Estado Laico é de extrema importância, a sua existência proporciona esperança de progresso, sem liberdade para criar, expressar, discutir diferentes pontos de vista não há possibilidade de mudança, e sem mudança, fica dificil acreditar em algo! rs
Vida longa ao Estado laico!!!
Posso imprimir e levar pra aula? hahahaha
ResponderExcluirMuito legal seu texto, parabéns!
Gostei
ResponderExcluir