Existe na natureza algo que acontece em fenômenos complexos que se chama "auto-regulação" que nada mais é que a descrição de como naturalmente dado certo evento histórico multideterminado se formam estruturas e padrões, que geralmente assumem uma lógica econômica conforme o tempo passa. O que chamo de "forma econômica"? uma forma em que o sistema se mantenha e se reproduza com o máximo de aproveitamento e o mínimo de gastos e esforços.
Richard Dawkins explana muito bem esse meu argumento em seu livro "O gene egoísta" com o conceito de Meme, são esses sistemas de crenças, valores e culturas, de como surgem e de como "evoluem" através da lógica da seleção natural, bem como B.F. Skinner de forma diferente em seu livro "Ciência e Comportamento Humano" com o conceito de seleção de práticas culturais.
Pois bem, nossa sociedade e sua extensa gama de instituições e práticas surgiram e foram sendo lapidadas durante milhares de anos através desse processo, sendo que cada prática está entrelaçada a uma infinidade de variáveis que fogem ao escopo de estudo de qualquer cientista, a complexidade é muito grande para podermos controlar com exatidão o que uma alteração na prática Y vai gerar de "efeitos colaterais" nas nX, o que temos conforme a ciência avança é uma melhora nesse controle, mas ainda assim para práticas bem simples, para metaforicamente falando, átomos de práticas culturais, e não a práticas extremamente complexas (a grande maioria).
Qualquer movimento revolucionário parte do pressuposto que a mudança ao qual militam deve ser efetuada pois resultará em uma "Melhora", mas o que eles as vezes ignoram, ou fazem questão de esconder, é que eles não possuem um instrumental mínimo de análise para poderem prever se essa tal melhora realmente ocorrerá, ou se, os efeitos colaterais serão piores que o estado original.
Muitas vezes agem como crianças teimosas, ou adolescentes inconsequentes... (o que provavelmente explica a aderência quase instantânea de pessoas de faixa etária entre os 12 e os 30, ou então pessoas de baixa maturidade). E de forma irresponsável arriscam arruinar toda uma estrutura que apesar de imperfeita, vem funcionando a mulheres de anos, em função de estimativas porcas de um sonho.
Isso para os chamados idiotas úteis, os líderes do movimento até devem saber desse fato, porém estão sob controle do quanto ganharão de poder com a concretização de seus planos, embora ignorem o que pode custar para todos (inclusive para eles).
Já fui um idiota útil com ideais revolucionários de "Um mundo melhor", mas quem sou eu para saber o que vem a ser esse tal de "Mundo Melhor"?, hoje assumo o lema dito por L. Wittgeinstein "Se não sabe, cala-te" e me limito a mostrar que aqueles re alegam saber o rumo a seguir também não sabem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário