Recebi um e-mail denunciando o que acho um abuso, que é a propaganda infantil, e resolvi fazer minhas considerações aqui, além de comentar o conceito de Agencia de Controle citado por Skinner no livro Ciência e Comportamento Humano (1953).
Agencias de controle, são "entidades" que controlam o comportamento de grupos humanos, controlando o contexto desses grupos, e impondo regras e modelos para serem seguidos por esse grupo de forma a garantir que a agencia sobreviva, se mantenha e cresça.
Dentre os exemplos de agencias de controle estão: o Estado que controla o comportamento dos grupos através de leis, impostos, campanhas, loterias, etc., a Economia que controla o comportamento dos grupos através de salários, lucros, ameaça de demissão, etc., a Escola que controla o comportamento de grupos através de economia de notas, elogios, etc, a Psicoterapia que controla o comportamento de pacientes/clientes através de reforçadores secundários como atenção, audição não punitiva, e a Mídia que focaremos aqui que principalmente controla através de modelos a serem seguidos.
Veja o seguinte comercial
A apresentadora está num primeiro momento brincando com as crianças de desenhar/colorir, mas num segundo momento propõem a menina que lhe mostra um desenho algo "muito mais divertido".
Veja que mesmo que se referindo ao pote de ouro, no texto literal a relação de superioridade entre o que está por vir é feita com o desenhar e não com o pote de ouro (que é mencionado bem rápido no fim da frase).
De forma esquemática:
(Alguma coisa, no fim do arco-íris) - (é mais divertido que) - (Pote de Ouro)
(Desenhar)
Logo em seguida depois de vários efeitos especiais que levam a criança até o "céu" que em nossa cultura é equivalente a um lugar muito, muito reforçador a Xuxa apresenta o seu Laptop, dizendo ser uma coisa muito necessária, educativa, etc...
Veja bem, as crianças na primeira infância geralmente brincam e se divertem muito desenhando. Ou seja, o desenhar já é algo muito reforçador para elas. Quando a relação de equivalência acima é feita emparelhando, Laptop da Xuxa com desenhar, e pior que isso, melhor que desenhar, a criança ficará privada daquele estimulo novo, cada minuto sem ele será aversivo, e a probabilidade de comportamentos para obterem o Laptop aumentarão em intensidade e frequência.
É quando a criança pede para os pais, chora, implora, etc...
Quando os pais comprarem o Laptop para a criança estarão reforçando a agencia controladora Mídia que fez a propaganda, e a empresa que a financiou, e dando o presente para a criança estarão reforçando varias classes de comportamentos que juntos formam o que chamamos de consumismo.
Dentre elas a relação de equivalencia: Laptop é melhor que desenhar, Brincar com Brinquedos da TV é mais divertido que brincadeiras tradicionais, Coisas compradas são melhores que coisas que se tem, Sempre que eu quiser poderei ter, etc...
A gravidade da situação vai depender de quanto isso vai se repetir, e outras classes de comportamentos nocivos vão ser adquiridos nestas relações também.
E a Agencia Controladora Mídia ficará mais forte, e fará cada vez mais comerciais e será procurada por mais e mais empresas que desejam ter seus produtos no mercado.
Sem querer ser Radical, (hehe..) mas já sendo, desliguem seus aparelhos de televisão, principalmente para crianças pequenas (até 6 anos), ou de preferência, coloquem elas para assistirem canais educativos, DVDs, etc.
A TV Cultura é um exemplo de canal ótimo para crianças assistirem, pelo conteúdo educativo de sua programação e pela ética na propaganda, (nunca vi propagando infantil absurda como a da XUXA na Cultura.
Meu caro Marcos,
ResponderExcluirTalvez devamos propor desligar a TV não diante das crianças com idade igual ou inferior de seis anos, e sim dos pais destas crianças. Em si, o LAP TOP DA XUXA não é um reforçador natural, como você bem sabe. Então, quem o torna condicionado?
A ação da mídia, enquanto agência de controle, deve ser buscada primeiramente na ontogênese e sociogênese dos adultos em suas relações com o fetiche da mercadoria.
Para fetichismo da mercadoria:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fetichismo_da_mercadoria
Mas não pare por aqui e leia o Seção IV do Capítulo I de O Capital em:
http://www.marxists.org/portugues/marx/1867/ocapital-v1/index.htm
Grande abraço,
Paulo Gurgel
OI MARCOS,
ResponderExcluirADOREI SUA ANÁLISE SOBRE O COMERCIAL DO LAPTOP DA XUXA.
REALMENTE O PROGRAMA DA TV CULTURA (MUNDO DE BECKMAN), É SUPER INFORMATIVO E CHAMA ATENÇÃO DE CRIANÇAS E ADULTOS...
GRAZY
PrazereOrgasmo.blogspot.com
Oi Graziella, obrigado.
ResponderExcluirFoi um prazer recebe-la.
Volte sempre!