quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Como escolher uma teoria?

Varias pessoas já escreveram sobre escolhas teóricas.  Ao contrario do que é encontrado em outras ciências, a Psicologia possui uma diversidade teórica muito grande.
Mas ao contrario de ser um ponto positivo para essa jovem ciência, passa a ser uma confusão para seus estudantes, principalmente para aqueles recém ingressos no curso de graduação. Pois uma ciência deve ter bem definido seu objeto de estudo para poder estuda-lo.


Mais que diversidade, o grande numero de teorias na Psicologia na minha opinião é mais uma "bagunça".





Mas no que deve consistir a escolha teórica em uma ciência?

Graças a algumas leituras e reflexões montei um (meu) esquema de avaliar qual teoria é mais adequada para determinado objeto de estudo (no caso da psicologia o próprio humano).

1) A teoria deve ser coesa e coerente epistemologicamente. Ou seja, seus pressupostos internos devem ser coerentes entre si, não-contraditórios e econômicos (quanto menos criar eventos abstratos para descrever o mundo melhor).

A teoria deve explicar o objeto de estudo e ser coerente.



2) A teoria deve ter um grande numero de evidências que fortaleçam seus pressupostos teóricos, além disso essas evidências devem possibilitar seu teste/replicação. Quanto mais experimental for os alicerces de uma teoria melhor.

A teoria de Darwin, não é só uma especulação mas uma teoria forte pois conta com inumeras evidências que ano após ano a torna mais forte.
3) Qual a relação desta teoria com outras ciências, (ex: por mais que tentem os criacionistas não conseguem um corpo teorico consistente com as ciências naturais, etc.)

Um bom sistema teórico agrega acomoda seus pressupostos dentro do campo maior que é a ciência natural.


4) A teoria deve ser uma leitura da prática, ou seja, deve ler o mundo de forma a possibilitar ao cientista/profissional: a) alterar seu objeto de estudo, b) prever eventos com certa eficácia.





5) A tecnologia desenvolvida por pesquisas utilizando a teoria de escolha devem ter relevância prática e social, além de quanto mais abrangente for uma teoria, ou seja, quanto mais fenômenos e áreas de atuação essa teoria for útil mais forte é a mesma.



Se quiser saber mais tem dicas muito interessantes aqui.

Portanto quando alguem lhe disser que na prática a teoria é outra, diga a ele que ou sua prática está errada, ou sua teoria, ou ambas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário