quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Tragédias naturais e Aquecimento Global

Todos vem acompanhando os noticiarios, quando não sendo afetados diretamente por alagamentos e desabamentos consequentes do excesso de chuvas deste inicio de ano.


Todas as catastrofes naturais que estamos enfrentando são consequencias de nossas (de todos os seres humanos, governos e empresas) ações no decorrer de toda a nossa história neste planeta, principalmente do século XIX pra cá.


A mudança de tudo isso dependerá também das consequências de nossas ações atuais em prol de um mundo sustentavel. Como não jogar lixo na rua, preferir transporte coletivo ao invés do individual, comprar produtos ambientalmente certificados, reciclar, etc. Alem de medidas do governo como planejamento urbano de "verdade", distribuição de renda, educação de qualidade, valorização e fomentação de empresas e produtos nacionais e ecologicos, etc..
Como já dizia Skinner
"A escolha é clara: ou não fazemos nada e permitimos que um futuro miserável e provavelmente catastrófico nos alcance, ou usamos nosso conhecimento sobre o comportamento humano para criar um ambiente social no qual poderemos viver vidas produtivas e criativas, e fazemos isso, sem pôr em risco as chances de que aqueles que se seguirão a nós serão capazes de fazer o mesmo."
Skinner, B.F. (1978, p.66)
O Futuro miserável e catastrófico já começou Skinner...

Um comentário: