quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O Estado Laico e sua importância. Campanha Livres Pensadores


Este texto é da minha namorada que está fazendo faculdade de Direito, achei que ninguém melhor do que alguém com pensamento de jurista para escrever sobre o estado Laico.

Aproveitem.

Por: Ana Maria Garcia Margonato
Devido a semana de postagens coletivas sobre o Estado Laico, acredito que a expressão de minha opinião a respeito do assunto não terá informações muito inovadoras, uma vez que, apesar de batante amplo o assunto, as conclusões são bastante parecidas. Li alguns textos que falavam a respeito, por sinal muito bons, e bem argumentados, e achei interessante expor também minha opinião sobreo assunto.
O Estado Laico é de extrema importância não apenas para a liberdade de crenças, mas também ao desenvolvimento social, econômico etc.
Em um estado religioso todo tipo de atrocidades em nome de um deus podem acontecer.

Um Estado não laico tem como predominante uma determinada religião, na qual todos os cidadãos são obrigados a seguir, juntamente com esta religião vem seus princípios, nos quais todos os cidadãos também precisam necessariamente compartilhar. A religião será responsável por decisões políticas, das quais afetaram consequentemente seus cidadãos.

Outro exemplo de estado Não-Laico ou Religioso o Islã.
Diante de tantas intervenções religiosas que podem ocorrer em um Estado não Laico, e as consequências trágicas que isso pode ocasionar, não vejo, em momento algum, motivos plausíveis para tamanha atrocidade ocorrer.
Um Estado Laico é um Estado igualitário, do qual possuí o dever de proporcionara todos seus cidadãos o mesmo tratamento, independentemente de sua religião, crença e idéias. A defesa do Estado Laico é de extrema importância, a sua existência proporciona esperança de progresso, sem liberdade para criar, expressar, discutir diferentes pontos de vista não há possibilidade de mudança, e sem mudança, fica dificil acreditar em algo! rs
Vida longa ao Estado laico!!!

2 comentários: