terça-feira, 9 de agosto de 2011

Um exemplo divertido de controle de estímulos sobre o Comportamento de Escolher

Achei esse vídeo muito divertido na internet graças a minha amiga Michele,



Ele traz evidências (e provas) do controle de estímulos sobre o comportamento de seres humanos.



Num primeiro momento quase todas as pessoas (algo próximo de 100%) dava preferencia em subir pela escada rolante ao invés da escada comum. Uma das variáveis principais que controlam o comportamento das pessoas de escolher a escada é o baixo custo de resposta em relação a escada comum. Outra possível variável é o fenômeno que chamamos de Monkey See, Monkey Do (Macaco vê, Macaco faz) também chamado tecnicamente de copping. Ele consiste em animais sociais tendem a copiar o comportamento de outros de sua espécie pois antes "Se deram bem" fazendo isso.

Sendo que as pessoas observadas (e posteriormente copiadas) funcionam como uma Operação Motivadora Estabelecedora Condicionada (OMEC) aumentando a eficacia do atravessar a escada rolante funcionar como reforçador. E a escada simples como uma Operação Motivadora Inibidora Condicionada, agindo de forma a inibir a eficacia do subir escadas "a pé".

Quando o pessoal do estudo insere uma nova situação no ambiente (trocar os degraus da escada Simples por teclas de Piano) o efeito obtido nas pessoas é uma "surpreendente mudança de 100% na escada rolante para 66% na escada Piano".

Mas como isso foi possível?



Vamos lá:

Os degraus-teclas ao serem pisados emitiam notas musicais (que em si é um negocio muito legal, ou seja reforçador). As primeiras pessoas que foram atraídas pelo estimulo novo foram imediatamente reforçadas, e as presentes levaram a cena como uma grande operação motivadora estabelecedora.

Dai em diante foi como dizem o pessoal que estuda Memes "Viral"

Esse é um exemplo de como nós analistas do comportamento podemos ser "criativos" na manipulação do ambiente para obtermos mais resultados.

Ciência não precisa ser chata, não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário