sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Modelação e Big Brother com Violência e Vodka

É esse titulo só de ler elicia em mim respondentes de nojo, raiva e revolta. 

Mas vamos tentar entender o que essa manobra "inteligente" da mídia para conseguir IBOPE e mais dinheiro, vai provocar em toda a sociedade de acordo com a Análise do Comportamento.


De que consiste a modelação ou aprendizagem vicária segundo alguns (Bandura) ?





A modelagem, ou seja, o reforço diferencial de aproximações sucessivas, não é a única forma de aprendermos novos repertórios, dentre outras formas de aprendizado existe a Modelação.

De que consiste a modelação ou aprendizagem vicária segundo alguns?

Macacos rhesus aprenderam por modelagem a lavar batatas.

Existe alguns organismos (dentre eles os humanos) que são capazes de ao observar outro organismo fazendo algo copiarem (coping) este outro organismo, sendo reforçados ou não pela consequência do comportamento copiado. Com isso é possível aprender sem ser reforçado arbitrariamente por aproximações, ou seja, isso aumenta em muito a velocidade do aprendizado de repertórios diversos, dentre eles o verbal. 

Grande parte do nosso comportamento verbal é aprendido por Modelação, Os professores aproveitando-se disso também usam a modelação em seus métodos de ensino, dando o modelo e reforçando a cópia mais "correta". 

Pois, bem. 

Mas nem tudo são rosas, tendemos a copiar também padrões muitas vezes destrutivos (de outros e de nós mesmos) e isso pode se tornar problemático quando veículos de comunicação (grandes agencias que dão modelos) passam a aplicar em sua programação comportamento de violência, consumo de drogas correlacionados ao de se dar bem, ser "legal", ao ser "bonita/gostosa" ao dar-se bem sexualmente, etc.

Condiciona-se equivalências nada proveitosas (violência=sexo) (violência=legal) (beber=sexo) (beber=ser legal), etc. 

Além de dar modelos de comportamentos a serem copiados (pois dentro do Big Brother as pessoas costumam se dar bem, ficarem ricas, famosas, bonitas...)


Junta-se a isso o povo Brasileiro ser em sua grande maioria semi-analfabeto, acrítico e condicionado a aceitar tudo o que lhes fala a grande mídia. 

Pronto episódios de Bulling, Violência, Abuso de Bebidas e Drogas etc. tenderão a aumentar drasticamente por única e exclusiva função de reforçar com Grana a emissora e seus "brilhantes" produtores. 


É insano em um período em que se procura acabar com o tráfico e com a violência, (com mais violência, como a no mínimo idiota ofensiva feita aos morros cariocas, que provavelmente provocará um aumento maior ainda de violência sinalizando contra-controle) colocar na TV um programa assistido por uma grande parte da população ( eu não me incluo nesta estatística) modelando e reforçando a violência e o abuso de drogas.
Pronto episódios de Bulling, Violência, Abuso de Bebidas e Drogas etc. tenderão a aumentar drasticamente por única e exclusiva função de reforçar com Grana a emissora e seus "brilhantes" produtores. 



Como diria o grande Raul Seixas:

E quando acabar o maluco sou eu... 

Um comentário:

  1. Pois quando percebemos a loucura é que nos tornamos loucos para os outros, que (pasme!) se consideram os normais.

    ResponderExcluir