sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O Gênio Charles Darwin

Grande documentário do Biólogo Richard Dawkins sobre a vida e obra de Darwin, as evidências e os desdobramentos modernos de sua teoria da Seleção Natural.

Recomendado para quem ainda não compreendeu essa que é a teoria mais importante de toda a existência humana, pois explica de onde viemos e como se deu toda a vida na Terra.

acesse na integra aqui neste blog.

2 comentários:

  1. Caro Marcos,
    Belo documentário. Uma provocação: não estaria Lamark também próximo do Skinner com suas girafas, se tomamos a técnica de aproximações sucessivas como ref? Sim, certo que o lamarkismo caiu em desuso no campo da Biologia. Não é, contudo, no seu grau de verdade que está minha provocação, mas na possibilidade de que também Lamark poderia ser usado para dar suporte à filogênese sob lentes BR.
    Um abraço,
    PG

    ResponderExcluir
  2. Olá Paulo, muito boa a sua analogia. Se tomarmos o reforçamento diferencial por aproximações sucessivas, notaremos sim uma mudança no organismo (inclusive fisiológica/estrutural) pois como muitos sabem e alguns teimam em afirmar o contrario, o behaviorismo radical não separa comportamento de organismo.

    Porem sua analogia falha quando é confundido os níveis de seleção e de transmissão.

    Lamarck afirmava que quando o organismo era mudado pela ontogênese, ele transmitia essas mudanças via reprodução, ou seja, o pescoço de sua prole seria mais esticado porque o antecessor o esticou.

    Porem o que acontece é muito diferente, a variação selecionada no campo da filogênese não é a selecionada por seleção por consequências, mas aquela "inata" selecionada pela seleção natural.

    A Própria sensibilidade a seleção ambiental no comportamento é uma variação selecionada no campo da filogênese, a seleção ontogênica veio depois da seleção filogênica e emergiu dela.

    Portanto, a sua afirmação final não se mostra muito aplicável, pois a filogênese é bem explicada pela teoria da Seleção Natural, Lamarck poderia ser um predecessor histórico da modificação ontogênica individual. Ai sim.


    Um grande Abraço!

    ResponderExcluir