Pretendo com esse gráfico demonstrar um modelo de operante, que a meu ver é mais especificado e útil para quem quer estudar o comportamento, do que o modelo de três termos ou tríplice contingência.
Como bem se sabe a tríplice contingência é um modelo teórico para se entender o fenomeno comportamental da contingência de reforçamento, em que uma linhagem de respostas (R) tendem a se repetir se produzir consequência, e esse responder tende a ocorrer em um contexto (SR) que ganha também força evocativa sobre a emissão dessas respostas(SD).
Sendo a primeira versão de contingência a seguinte:
Com as pesquisas em controle de estímulos posteriores de Sidman, ouve a necessídade de os três termos serem ampliados para 4, para a inclusão do Estímulo Condicional ou Contextual que não sinalisava a disponibilidade de estímulo reforçador, mas contingênte a qual estímulo discriminitivo frente a outros o organismo deveria responder para obter o estímulo reforçador.
Houve porém a necessidade de ampliar ainda mais a contingência para 5 termos com o conceito de Operações Motivadoras de Jack Michael, que eram um evento antecedente que não era nem um estímulo discriminativo (que sinalisa a presenção de reforço e aumenta a probabilidade de respostas que o produziram) e nem um condicional (que sinalisa qual estímulo o organismo deve escolher para obter o reforço) mas sim um evento que altera o valor do reforço e da punição e evoca respostas capazes de o produzirem.
Criei então um modelo explicativo com legendas para tentar demonstrar a complexidade que está atualmente a contingência de reforçamento:
É claro que foi impossível em apenas um gráfico colocar todas as variáveis das quais o comportamento é função, mas isso dá uma idéia de o quanto as pesquisas em análise do comportamento vem alimentando a ciência e essa vem dado conta de explicar cada vez fenomenos mais complexos como o comportamento de escolher, o comportamento emocional, o comportamento cognitivo, o comportamento simbólico, o lembrar (Memória), a Motivação, e etc.
Marcos,
ResponderExcluirVc poderia nos enviar pelo LINKS para artigos que tratem do modelo de operante com cinco termos? Gostaria de ler mais sobre o assunto. Pareceu-me interessante a proposta.
Paulo, olha, não retirei de nenhum artigo especifico mas do estudo de vários artigos que diferenciam a função das MOs dos Sds e Scs.
ResponderExcluirE da minha visita a ABPMC XIX do ano passado.
No Google tem alguns artigos que usei de referencia quanto a Operações Motivadoras, tem ainda um sobre Responder Relacionais e me lembro vagamente de ter visto o Catania propondo um modelo parecido com este meu.
Desculpe pela falta de referencia, mas se quiser posso repesquisar!..rsrs
ResponderExcluirNão consegui discriminar Sds de Scs...Tenha paciência; eu sou lento para estas coisas...Além do mais, os tais asteriscos no gráfico são aversivos para portadores de presbiopia.
ResponderExcluirAh, R+ para o post que se segue a este e que trata de operações motivadoras. Muito didático.
Vou fazer um Post especial sobre controle de estímulos, dai ficará bem fácil discriminar entre os dois.
ResponderExcluirEu tbm tinha muita dificuldade de discriminar, porque na facul não vemos isso, vemos somente o operante de 3 termos, e os textos nos livros básicos sobre A.C. são muito acadêmicos e complexos, não atingindo de forma satisfatória todos os estudantes interessados ou não.
Em casa de ferreiro espeto de pau...
Olá, Marcos!
ResponderExcluirEu gostaria de conhecer as fontes que você utilizou, pois é bem interessante.
Encontrei teu blog lendo o "OlharBeheca" e especialmente num post que vc não aceitou bem a ideia do Alessandro em usar um modelo de 6 termos... Mas só li, não compreendi, porque ainda não consigo discriminar muito bem as especificidades dessas funções. Por isto gostaria de mais fontes.
Muito Obrigado!
R+
http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-55452006000200007&lng=pt&nrm
ResponderExcluirhttp://revistas.redepsi.com.br/index.php/RBTCC/article/view/102/91
Motivação: Do conceito de drive a Operações Motivadoras (acho que era assim o nome do mini-curso) XIX ABPMC, ministrados pelos orientandos da professora "Téia".
Catania, A.C.(1999); Aprendizagem: Comportamento, Linguagem e Cognição.
Dentre outros...
Mas se vc digitar nos bancos de dados da net (scielo, Google Academico, etc..) Sobre operações motivadoras, Matching to Sample, estimulo condicional, etc.
Vc vai achar um monte de coisas bacanas.
Quanto ao modelo do Alessandro é muito legal também, o sexto termo dele são os respondentes eliciados pela contingência, que só seriam importantes se ganhassem funções condicionais, discriminativas ou mesmo de MO .
O Meu modelo como tratei no titulo é somente do "parte" da relação total que denominamos de operante.
E mais, acho que um modelo dependendo da função pode ter até mais termos que 6 (dependendo da granulariadade da análise em questão, se ela vai exigir ou não a inclusão dos respondentes, sabendo que eles só serão incluídos se ganham função na contingência operante como SCs, SDs, MOs, ou mesmo R+/R-/P+/P-.
Lembrando que Skinner inicialmente utilizou o modelo de 3 termos pois, (em 1938 ele utilizou o conceito de "drive" para resumir todas as variáveis motivacionais como a privação e a saciação) em uma caixa operante era o mais fácil de observar, mas em ambiente natural, quase todas as contingências envolvem 4 ou mais termos.
O que ouve em A.C. é o que acontece em qualquer ciência natural séria,"evolução", ao contrário de doutrinas que se mantém as mesmas sendo elas seguidas exatamente como seu criador as idealizou.
"É muita matemática para a minha cabeça", diria um colega meu da graduação. Mas é isso aí: cada vez mais vasculhando e ampliando a descrição das variáveis que controlam o comportamento -- isso é ótimo! Também tive um pouco de dificuldade em distinguir Sc de Sd. Talvez eu dê uma lida nos textos que disponibilizou aí depois... mas seria interessante ver um texto conciso a esse respeito!
ResponderExcluirUm abraço!