sexta-feira, 6 de maio de 2011

Classes de Equivalência: Danilo Gentili compara Renan Calheiros com Fernandinho Beira-Mar

Danilo Gentili reporter-humorista do CQC nesta quarta-feira dia 4 de Maio de 2011, fez uma comparação que achei ideal pra explicar para os leitores do blog o conceito de classe de equivalência.




Ao entrevistar o Senador eleito ao conselho de "Ética", Renan Calheiros diz que Renan ser indicado ao conselho de ética era o mesmo que Fernandinho Beira-Mar ser eleito para ao Ministério de Combate as Drogas.

Renan e Fernandinho, estímulos equivalentes para muitos brasileiros.


Para explicar o que controlava o comportamento do "Barnabé de Santo André" para a emissão desse tato distorcido de teor cômico, temos que entender de formação de conceitos e mais que isso, de equivalência de estímulos.

O Conceito de Classes de Equivalência foi elaborado por Murray Sidman, para dar conta de explicar a formação de "Conceitos" e "Comportamento Simbólico".

Por exemplo:

Nossa comunidade verbal nos ensina a chamar de bandidos, ladrões, assassinos, mal caraters, etc. pessoas que cometem algum ato ilícito como roubar, sequestrar ou matar.



Nos ensinam a responder diferencialmente relacionando:

A - (Palavras ditas por nossa comunidade: Bandido, Assassino, Ladrão, Sequestrador, Mau Caráter, etc.)

B - (Imagens de diversas pessoas se comportando de forma criminosa).

Portanto a relação A = B é reforçada arbitrariamente, uma coisa interessante que acontece é que sem necessitarmos de treino a relação B = A tende a surgir no que é chamado de Reflexividade.

Outra relação que geralmente aprendemos (principalmente no Brasil) é relacionar Políticos dos mais diversos a atos criminosos também.


Infelizmente pessoas que deveriam ser exemplo de ética são envolvidos em atividades criminosas.

Acontecendo então o treino:

B - (Comportamento criminoso e antiético)

C - (Políticos)

Formando-se mais uma relação arbitrária (B=C) e mais uma relação reflexiva emerge (C=B), outra relação que também emerge desse segundo treino é a relação de transitividade em que:

Políticos são relacionados aos mesmos termos (ou operantes verbais) que a comunidade nos treina para chamarmos os assaltantes, assassinos, etc.

Surgindo então a relação A = C espontaneamente.

Quando ocorre também a reflexividade da relação de transitividade (C=A), então temos finalmente a relação de equivalência.

Danilo Gentili não respondia naquele momento a estímulos isolados, mas a "conceitos", ou classes de equivalências que foram treinadas em seu repertório comportamental durante sua vida.



Para Danilo (e para muitos brasileiros) Renan Calheiros faz parte da mesma classe de equivalência (Bandido), e o absurdo de alguém pertencente a essa classe fazer parte de um conselho de ética, foi uma OM que aumentou em muito a probabilidade de ocorrer uma frase nova com teor cômico, já que Danilo possui um repertório verbal "autoclítico" (de autoedição) muito bom.

Danilo produziu como consequência imediata a repressão e a censura do senador que muito irritado com o comentário expulsou Danilo do Senado usando seu poder Cerimonial. Mas a longo prazo Danilo produziu muitos risos e admiração geral da nação pelo seu ato corajoso.

Espero que esta postagem seja um dos reforços positivos a esse ato e espero que juntos possamos construir uma forma de contra-controle contra aqueles que nunca deveriam fazer parte da mesma classe de equivalência no repertório de nosso povo que bandidos.

Valeu Danilo!


Titãs - Fodam-se os Políticos!!! por antoniomartinsrocha no Videolog.tv.








Nenhum comentário:

Postar um comentário