segunda-feira, 23 de maio de 2011

Sheldon e o Comportamento Verbal

Para quem acompanha "The Big Bang Theory", muitos devem ter notado que o personagem Sheldon considerado "Um Gênio" faz inúmeras referencias a cultura Geek, como games, séries, filmes, HQs e etc.
Mas as referências mais marcantes que faz estão relacionadas as ciências em geral (Sheldon é um PhD em Física Teórica).

Dentre elas está esta em especial que gostaria de comentar neste Post.

Leonard (a esquerda) e Sheldon (a direita).




Leonard: 
- Oi.





Sheldon: 
- Oi.




Leonard: 
- Espero que esteja com fome!




Sheldon: 
- interessante. O que neste pais e um sentimento amistoso, no Sudão é um insulto cruel.




...

Sheldon está se referindo aqui as teorias contextualistas de linguagem e dentre elas o Behaviorismo Radical.


Segundo B. F. Skinner (1957), o comportamento verbal é o comportamento mediado por outro (ou seja), reforçado e mantido por um ouvinte (podendo ser o próprio organismo emissor o ouvinte).

Esse ouvinte é treinado por uma comunidade verbal para fazer esse tipo especial de mediação. A relação entre ouvinte e falante é chamado de "episódio verbal".

Diferentes culturas ao redor do mundo possuem diferentes linguagens (o conjunto produtos sistematizados de comportamentos verbais), pois o comportamento verbal de seus emissores foram mantidas pelos consequências diferenciadas de onde ocorreram, sendo modificadas durante a história de acordo com eventos intra e inter culturais (de dentro da cultura como novas descobertas científicas, filosóficas, gramáticas, ou de fora da cultura, como contato com outros povos, guerras, etc.) 

No Sudão, um pais constantemente assolado por guerras, fome e toda sorte de desgraças, é comum a escassez de alimentos, sendo o estar com fome, mais relacionado a contingências de sobrevivência, e morte do que a contingências mais alegres, como é o caso de estar com fome antes de uma Pizza. 


Portanto a expressão de Leonard no contexto Americano tem apenas a função de intensificar que os presentes devam comer, pois se o fizerem seria muito reforçador para ele. Mas no Sudão, seria algo como dizer para a pessoa que ela morra (sendo extremamente cruel de acordo com as imagens que temos do Sudão). 


Todo o significado é contextual, devemos busca-lo nas variáveis que controlam a emissão do operante verbal e ou na história de reforçamento de determinado organismo ou grupo que treinou classes de equivalências. 






Um comentário:

  1. muito interessante a associação que voce fez, entre o contextualismo da linguagem e o contexto de fato do Sudão!

    ResponderExcluir