sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Feliz dia dos Professores(as)

Sou um extremo admirador dessa que na minha opinião é a profissão mais importante de todas as existentes.


O dia do profesor a meu ver deveria ser o feriado mais importante de uma nação, pois sem os professores é impossivel termos uma democracia, mesmo porque: senso critico, capacidade de fazer boas escolhas, dentre outras classes de comportamentos são aprendidos geralmente com professores.


Sem professores também é impossivel a formação de outros profissionais, como médicos, engenheiros, advogados, etc.

O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".


Para a análise do comportamento de que consistiria a classe de comportamentos que chamamos de ensinar, função essa exercida por professores?
Uma parte do ensinar (mas não toda) consiste em dar modelos de responder (passar conteudo) e reforçar o responder do aluno que mais se aproxime do modelo (modelagem). Mas alem disso o ato de ensinar envolve (ou deveria envolver) o dispor reforçadores contingentes ao responder "exploratório", "investigativo" "critico" buscando reforçar a variabilidade do responder deste aluno, sendo isso um diferencial  para que esse aluno possa solucionar cada vez melhor problemas por si mesmo.
Portanto o papel do professor é ensinar mais do que matéria aos alunos, é ensinar eles a pensar e solucionar seus problemas por eles mesmos.

Skinner (4º de pé da esquerda para a direita) e professores.

Tive grandes professores(as) que me ajudaram nesse dificil e tortuoso caminho.

Essa é minha homenagem a eles:

Aos Professores
Para aqueles que fazem da arte
de moldar material bruto
no mais límpido diamante seu oficio,
fazendo das perguntas tímidas e sem sentido
um caminho a se trilhar.
Aos que transformam pequenos curiosos
em alunos desejosos do saber
e auxiliam os buscadores
a encontrar o seu caminho.
A aqueles que somente ao olhar
são capazes de se fazer entender
e cativar aos buscam neles um modo de viver.

Muito obrigado.

Fontes:
B. F. Skinner. Tecnologia de Ensino

Nenhum comentário:

Postar um comentário