segunda-feira, 28 de março de 2011

Os mítos de Ícaro, Lúcifer e a Maçã, o domínio dos sacerdotes contra a ciência.

Para quem acompanha o meu blog, deve estar se perguntando, mas que diabos o Marcos que dizer com esses mitos, e o que isso tem a ver com a ciência de uma forma geral. E eu respondo tudo.
Para quem já estudou mitologia, o Mito de Ícaro deve ser já bem conhecido, mas para quem não o estudou vou fazer um breve resumo:






Havia um Rei chamado Minnus, que a muito tempo havia encerrado uma criatura bestial chamada Minotauro em um labirinto, para que esse não devorasse toda a população de seu reino.
O tal monstro era voraz por carne humana fresca (de preferência de jovens), e o rei devia pagar tributo ao monstro com o sacrifício de alguns jovens todos os anos para que a besta não escapasse e destruísse todo o reino.

Surge então Dédalo um brilhante sábio (cientista e filósofo) e seu filho Ícaro que devido a algumas circunstâncias que não cabe aqui comentar, são presos no labirinto para serem devorados.

Quando estavam totalmente perdidos e sem esperança, Dédalo tem uma idéia, usa um novelo de lã que possui em seus pertences e o amarra a uma parede do labirinto, para que dessa forma possam andar sem repetir o caminho.

Quando estão prestes a escapar ocorre outro problema, o fim do labirinto dá pra um penhasco enorme, o que os deixa sem opção de fuga, mas novamente a engenhosidade de Dédalo entra em ação, este armazenar cera (provavelmente de ouvido e de velas que carregava junto com ele) e constrói asas com a mesma cera.

Os dois então podem fugir do labirinto, graças a engenhosidade (e não a força) dos dois heróis.

Mas Ícaro que ao voar avista o sol, resolve voar mais alto para poder o tocar, vislumbrado com sua beleza (O sol para os gregos era um deus, portador de muito conhecimento, esse "tocar o sol", simboliza o homem de ciência querendo superar os deuses).

Mas ao voar na direção do sol tem suas asas derretidas, e acaba caindo e se espatifando em uma rocha.

______________________________________________________________________________

Segundo conto: Lúcifer

Todos daqui do ocidente devem conhecer o mito de Lúcifer que segundo se conta era o mais belo, poderoso e inteligente das falanges angelicais.

Vislumbrado com todas as suas qualidades Lúcifer tenta tomar o poder do céu, e acaba caindo e se espatifando no inferno.

Outra mensagem crianças: Não desafiem deus crianças, pois por mais inteligentes, belos ou poderosos vocês forem, maior vai ser o golpe contrário para derrubar vocês.



_______________________________________________________________________________

O Ultímo mito (deve haver outros milhares parecidos) é o de Adão e Eva.

Adão e Eva segundo a mitologia Judaico-Cristã são os primeiros homem e mulher. E existiam num lugar chamado Éden em que viviam para glorificar Iaveh por toda a eternidade.

Iaveh (deus) havia então criado uma árvore, chamada de árvore do conhecimento (sugestivo não) e havia proibido os homens de comer dos frutos dela.

Eis que um belo dia a serpente (o tal do Lúcifer disfarçado) entra no Jardim e como uma forma de vingança contra seu pai celeste convence Eva (a mulher) a comer do fruto proibido (não, a maçã não quer dizer o sexo, mas sim o conhecimento, maçã é alegoria pra conhecimento, vide Newton).

E leva esta para Adão comer também.

Iaveh furioso quando sabe do acontecido espulsa ambos do Éden e os força a uma vida de trabalho e dor.

Fim.

Expulsão  de Adão e Eva do paraíso 1024x768 Papel de Parede Wallpaper
_______________________________________________________________________________

O que podemos concluir desses mitos?

Que o conhecimento é mal segundo a visão religiosa?

A resposta é sim. Vide o incendio a biblioteca de Alexandria, a execução de Hípatia de Alexandria pelas mãos dos cristãos (esfolada viva), a caça aos hereges, a morte de Copernico, a excominhão de Darwin, os boicotes ao genoma, dentre outros.

Os mitos e contos antigos eram a forma de educação que controlava o povo para a não revolta contra as classes e agencias dominantes (sacerdotes) que detinham o poder sobre os bens produzidos e mesmo sobre a vida e morte das pessoas. Em uma sociedade guiada por sacerdotes fica claro, a eficiência em se propagar tais histórias, pois a ciência e o pensamento livre, podem prejudicar ou mesmo ameaçar a classe detentora do "Poder Divino".

Portanto esse post nos mostra que: a) é importante conhecermos a cultura (todo o conjunto de práticas culturais como religiões, mitos, musicas, etc) para conhecermos o atual estado das coisas e b) a religião e a ciência são intrinsecamente inimigas desde os primórdios, pois uma visa reforçar as relações de poder por parte dos controladores, e outra visa afrouxar essa relação tornando cada homem e cada mulher mais livres destes controles.

Pra encerrar uma música de uma banda que gosto muito e que veio recentemente ao Brasil: Iron Maiden - Fligth of Icarus (O vôo de Ícaro)


15 comentários:

  1. Você conhece o mito da Ciência Neutra?

    ResponderExcluir
  2. A Ciência não é neutra, a ciência é comportamento humano, selecionado. E como agência de controle pode também servir como ideologias de dominação.

    ResponderExcluir
  3. A mitologia não é neutra, a mitologia é comportamento humano, selecionado. E como agência de controle pode também servir como ideologia de dominação.

    ResponderExcluir
  4. Hehe Pois foi isso que demonstrei neste post.
    A Ciência pode não ser neutra, ou uma vida "perfeita" que nos leve a "verdade", mas é a melhor prática cultural que temos para a resolução de problemas.

    ResponderExcluir
  5. A ciência é boa, e como você disse "é a melhor prática cultural que temos para a resolução de problemas. Mas, afirmo eu: isso dentro da realidade física (matéria). Mas, se você observar com honestidade, despreendimento e sem preconceito mesmo que científico, verá que existe algo que está além da ciência. Olhe na natureza e nas pessoas comprometidas com o bem comum. Se você ler a Bíblia com olhos não religiosos, sem preconceitos religiosos e com total honestidade verá outra coisa. Se dê esta oportunidade... A religião que você critica nada mais é que, a tradução humana e uso das revelações divinas distorcidas e moldadas pelos desejos humanos produzindo uma ideologia totalmente diferenciada da proposta original. É só olhar para as autoridades de nosso pais, como funciona a justiça no Brasil? Porque não funciona? Porque não se pratica o que realmente está escrito na lei, mesmo ela tendo suas deficiências. O resultado é...? Injustiça social e todas as outras formas de injustiças, porque o homem usa os textos segundo seus interesses egoístas e não pensando no Bem comum... Cuidado mortal...!!! Não ignore a existência do que está além da existência... Abre teus olhos deus de ti mesmo!!! Você critica a religião? Ou você critica a traduçao que se faz dela? Você mergulhou no material de Freud e muitos outros bons cientistas (que respeito muito) e nunca se deu a oportunidade de mergulhar na Bíblia com o mesmo respeito despreendimento e consideração sem preconceitos? Já viu aquela novela "vidas opostas"? Como algo tão simples pode ser tão profundo quando se quer mostrar que tu és ignorante naquilo em que criticas? Como você pode desprezar tanta riqueza de material classificando-o como mito? Qual critério usa para determinar o que é um mito e o que não é? Como deus de ti mesmo tu apresenta a pobreza de tua alma produto de um lado só. Isto é de um conhecimento unilateral.

    ResponderExcluir
  6. Imagino que não permitirá que meu comentário anterior a este seja exibido em seu blog. Será que você teria tamanha humildade???

    ResponderExcluir
  7. Muito inteligente seus comentários, Gostei.
    Eu nunca tinha olhado desta forma, mas você me fez, parar e reflitir.
    tem razão, como posso defender algo, se tenho pouco conhecimento? Me refiro a religião.

    ResponderExcluir
  8. Creio que é importante criticar tanto a ciência quanto a religião... Entretanto, a ciência advém de estudos plausiveis e aplicáveis a todos os seres humanos, a religião se aplica somente aquele que acredita nela. O que um acredita nunca será será o mesmo para o outro, pois a experiência é unica para cada um, cada um tem uma ontogenia, por assim dizer.
    A religião tanto como a ciencia e um comportamento, portanto natural, cada adquiriu, na história da humanidade, uma função, nem sempre tal era, vamos dizer, "saudável" para a existência.
    Não sei se os escritos religiosos forma interpetrados de forma erronea ou não, só sei que eles foram frutos do comportamento de individuos, com história e interesses próprios, assim como aqueles que leem fazem proprios os seus significados.
    O importante não é a verdade em si, mas a função que cada constructo teórico tem, e o que cada indiviuo compreende e faz com aquilo que abstraiu da realidade.
    Estou longe de pender totalmente para um lado ou para o outro, no entanto, na atual conjuntura dos constructos, não é cabivel uma discussão de melhor ou pior.
    Desde que cada indivíduo faça o melhor de si para os outros, o resto nada importa.

    ResponderExcluir
  9. Anonimo, a primeira pergunta que lhe faço é: Que outro mundo existe além do físico? Me de um exemplo de coisa não física, e mais me dá uma evidência, só uma, todos os seus amigos místicos falharam em todo esse tempo...

    Vc disse:
    "Se você ler a Bíblia com olhos não religiosos, sem preconceitos religiosos e com total honestidade verá outra coisa. Se dê esta oportunidade... A religião que você critica nada mais é que, a tradução humana e uso das revelações divinas distorcidas e moldadas pelos desejos humanos produzindo uma ideologia totalmente diferenciada da proposta original"

    A bíblia é um compendium de contradições, racismo, sexismo, violência contra os que não adoram deus, incentiva a intolerância, o ódio a vida, ao natural, o desprezo ás mulheres e crianças, a violência infantil e o genocídio, praticado pelo próprio "povo de deus" ou por ele próprio em um acesso de ciúmes.

    Outra citação sua:
    "É só olhar para as autoridades de nosso país, como funciona a justiça no Brasil? Porque não funciona? Porque não se pratica o que realmente está escrito na lei, mesmo ela tendo suas deficiências. O resultado é...?"

    Você está a comparar coisas extremamente distintas, a constituição é um livro de leis criadas pelo homem e para o homem sem pretensão de verdade absoluta.
    Livro este que não veio por "revelação", mas por anos de estudos, e por diversas classes de uma sociedade que sofreu anos de abusos nas mãos de uma ditadura de direita "que era aliada ao cristianismo, principalmente o catolicismo".

    Quanto a seguir a bíblia literalmente, o que vc acha se fizéssemos isso:

    Êxodo Cap 11 Vers 4.

    "Moisés disse 'Eis o que diz o Senhor: Pela meia noite passarei no Egito, e morrerá todo primogênito na terra do Egito, desde o primogênito do faraó, que deveria assentar-se no seu trono, até o primogênito do escravo que faz girar a mó assim como todo primogênito dos animais".

    Que deus amoroso hein! Pra ensinar um homem ele faz uma carnificina dos infernos em gente que nem tinha nada a ver com a história, que exemplo ótimo pra nossas crianças seguirem...

    Ou então esse:

    Genêsis Cap 22 Vers 1-2

    "Depois disso Deus provou Abraão e disse-lhe: "Abraão!" - "Eis-me aqui" respondeu ele. Deus disse: "Toma teu filho, teu único filho a quem tanto amas, Isaac; e vai até a terra de Moriá, onde tu o oferecerás em holocausto, sobre um dos montes que eu te indicar".

    Sabe como chamam isso hoje em dia? Esquizofrenia e tem pessoas que ainda seguem o que vozes falam a elas e acabam matando e abusando de crianças indefesas:

    http://www.umavisaodomundo.com/2009/04/mulher-mata-filho-ouvir-deus.html

    ResponderExcluir
  10. Continuando...


    E quantas guerras, matanças e estupros não foram incentivados por esse trecho literal:

    Jeremias 51 Versículo 19 à 23

    "Seu nome é Javé dos exércitos
    É para mim um martelo, uma arma de guerra.
    Por seu intermédio esmago nações, aniquilo reinos.
    E destruo o cavalo e o cavaleiro, o carro e o cocheiro, por meio de ti despedaço homens e mulheres, velhos e crianças e quebrando o jovem e a jovem. Por tua mão exterminarei pastores e rebanhos, lavradores e suas juntas, governantes e magistrados".

    E imaginem só como ficariam as mulheres se o literalismo bíblico fosse utilizado ao invés dos direitos humanos:

    I Carta aos Coríntios Cap 11 Vers 3

    "Mas quero que saibam que senhor de todo homem é Cristo, senhor da mulher é o homem, e senhor de cristo é Deus"

    Dentre outras abominações éticas e morais, que lendo sem a "visão religiosa", me dão nojo...

    Outra citação sua:

    "Cuidado mortal...!!! Não ignore a existência do que está além da existência... Abre teus olhos deus de ti mesmo!!!"

    Você está me ameaçando sob o julgo desse seu deus que dizem ser "a verdade e a vida"? Ou apelando para uma fala “bonitinha e poética” e querendo dizer que gritando mais auto, o falando de forma mais bonita você terá mais razão que eu? Cresce, me mostre evidências Anonimo...

    deus pra mim é uma palavra que significa tanto como xisplotazona....

    "Você critica a religião? Ou você critica a tradução que se faz dela? Você mergulhou no material de Freud e muitos outros bons cientistas (que respeito muito) e nunca se deu a oportunidade de mergulhar na Bíblia com o mesmo respeito desprendimento e consideração sem preconceitos?"

    Eu sou contra a religião em qualquer uma de suas manifestações, pois ela em qualquer forma só tem trazido atraso ou contribuído para que mais e mais absurdos aconteçam no mundo.

    Li o material deles, porque é um material fruto de pesquisas, e raciocínio lógico, feito por humanos e para humanos. Por que motivos eu deveria respeitar a bíblia além de um livro de mitos e contos de um povo primitivo? Qual a evidência vc me dá que ela seja algo mais do que isso?

    "Como você pode desprezar tanta riqueza de material classificando-o como mito?"

    O Senhor dos Anéis é bem rico, e não deixa de ser um mito, as Ilíadas, a Odisséia, etc.

    A Bíblia como um livro de mitos, até que é interessante, mas como um manual moral, ou livro que supostamente traz alguma verdade sobre a vida e o universo não...

    "Qual critério usa para determinar o que é um mito e o que não é? Como deus de ti mesmo tu apresenta a pobreza de tua alma produto de um lado só. Isto é de um conhecimento unilateral".

    Resposta: Mito é uma narrativa sem evidências.

    Agora esse papo de deus de ti mesmo e etc, é só artifício poético (e ridículo) que não tem peso nenhum de argumento.

    Parafraseando o Daniel, a ciência é baseada em dados e evidências plausíveis para “todos” os seres humanos, a religião só funciona para quem acredita nela.

    A religião até o momento só mostra evidências de que é apenas um emaranhado de mitos, produtos humanos que tiveram e tem uma função (material e social, não mística ou profética como vc tenta argumentar que tem mas sem evidências) em determinado lugar e em determinada época e para determinado número de pessoas.

    Em uma sociedade mais humana e justa, eu particularmente não vejo função alguma para religiões, a não ser o de atrapalhar o desenvolvimento natural e saudável desta.

    ResponderExcluir
  11. Publicado seu texto na integra e resposta ao mesmo. Sou humilde pra vc?

    ResponderExcluir
  12. Cara vc é o maximo deve ter muito conhecimento nessa area parabens!!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Luiza Carla, Ícaro simboliza o rebelde que se volta contra a tradição (e a cautela) e ousa tentar o novo, mesmo que perigoso para si.

    Ícaro hoje poderia ser entendido como um "Progressista" que não teme o novo, e seu pai Dédalo, bem como Apolo (o Sol) que o pune como "Conservadores".

    ResponderExcluir