sábado, 26 de março de 2011

Resolução de Problemas (Ou Insight não vêm da mente!)

Veja as contingências das quais esse pombo foi submetido e o que ele pode fazer depois:



Fonte: http://www.walden4.com.br/videos/videos_experimentos.htm



Esse experimento foi realizado analogamente ao experimento feito em 1913 por Wolfgang Köhler em que submeteu primatas (Chimpanzes) a um ambiente em que havia bananas fixadas ao teto da sala onde estavam além de haver caixotes disponiveis, e assim como nosso amigo pombo os primatas depois de manipularem todo o ambiente colocaram o caixote em uma posição em que alcançaria a "recompensa final".


Na época de Köhler um dos fundadores do movimento chamado Gestalt, esses resultados foram interpretados como um sinal de que o organismo vivo era "criativo", e que a solução seria um "salto" não dependente totalmente da aprendizagem do animal. Alguns autores da chamada "Revolução Cognitiva", usam esse experimento também para afirmar que seja algo cognitivo ou cerebral, responsável por esse responder totalmente novo e "criativo", principalmente Noan Chomsky e sua teoria de Linguagem que segundo ele só é possível a partir de uma mente criativa, não derivando de um aprendizado direto. Chomsky chega a afirmar que os humanos são os unicos capazes de realizar atos criativos na linguagem por possuírem essa capacidade especial misteriosamente herdada.


Mas se nos atentarmos a cada etapa do processo, veremos que não é necessário fazer referencias a essa mente, ou "processo cognitivo".
Tanto o pombo, quanto os macacos já tiveram relações comportamentais anteriores com subir em "variadas coisas" e "empurrar" objetos. O que bastou ocorrer foi uma manipulação do ambiente por parte dos organismos que alterou o controle de estimulos presentes de forma que duas classes de operantes se "juntassem" num processo chamado ADUÇÃO e formassem um operante novo. (Catania, 1999). 


E quais as vantagens de entender o processo assim?


Podemos arranjar ambientes e variáveis que possibilitem a Adução, e podemos ensinar as pessoas a fazerem isso também, tornando-as consequentemente mais independentes e criativas!


Portanto antes de inventar entidades internas misteriosas (E complicadas, como no caso do Chomsky), nada melhor que nos atentarmos aos fatos, que além de mais simples, nos dão possibilidade de criar uma teoria realmente eficaz para a aplicação prática.








Mais sobre nossa filosofia chamada Behaviorismo Radical:




Referências:

Catania, A. C. (1999) Aprendizagem: Comportamento, Linguagem e Cognição. 4ª Ed. Porto Alegre: Artmed.

2 comentários:

  1. "Chomsky chega a afirmar que os humanos são os unicos capazes de realizar atos criativos na linguagem por possuirem esta capacidade misteriosamente herdade"

    Você conhece alguma outra espécie, que não a nossa, capaz de fazer uso criativo da linguas humanas? Bem, eu não conheço. Não diria que a capacidade seja misteriosamente herdada e é pouco provável que Chomsky creia em mistérios desta ordem. Talvez seja um mistério da criação o fato de pombos voarem e homens NÃO, mas isto não importa às ciências da linguagem, mais especificamente à Gramática Gerativa.

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  2. O Homem realiza atos criativos na linguagem não porque possui o pré-requisito cognitivo herdado para isso como diz Chomsky, mas por processos de generalização, adução, indução, equivalencias de estimulos, dentre outros.

    O Fato de o homem realizar isso é apenas porque é o único com aparato fonológico (e equivalente cerebral responsável por este aparato) capaz de tamanha variação, além de possuir contingências culturais que ampliam e reforçam as variações verbais.

    Se o pombo tivesse todos os nossos pré-requisitos verbalizadores e cerebrais (não conceituais cognitivos) seria sim capaz de falar.

    E se o homem possuísse asas ele voaria com certeza, bastando a contingência correta para o mesmo voar.

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