terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Metacontingências, Macrocontingências e Aquecimento Global

Metacontingências e Macroontingências são termos cunhados por Glenn e Malott (2006) para dar conta de fenômenos sociais, que envolvem muito mais que apenas contingências individuais operantes, dentre elas o nosso atual e urgente problema com o clíma.

Veja essa noticia de hoje ná UOL.


Metacontingências são contingências entrelaçadas, ou seja, contingências de reforçamento em que um organismo depende do outro para obter reforçamento (eles agem juntos) e que produz um produto agregado (+ maior que a soma do que cada um produziria individualmente) e uma consequência cultural.

Por exemplo, a prática cultural de ensinar religiosidade para os filhos é entrelaçada pois depende de outro organismo (o filho) alem do próprio emissor, tem reforço cultural (a igreja, os parentes elogiam isso), e a longo prazo tem-se um produto agregado que é o fortalecimento da religião organizada como agencia de controle.


Outro exemplo: o prática cultural de dar aulas e "incentivar a racionalidade" é entrelaçado depende de outros (os alunos, o estado, a família, a sociedade civil), recebe reforço cultural (o comportamento de ensinar do professor é pago monetariamente, elogiado por alguns grupos como a profissão mais digna, etc.) e tem um produto agregado que é o fortalecimento da educação no Pais, da qualidade de vida, de maior conscientização política/ética/cientifica, etc...


Macrocontingências por outro lado são contingências não entrelaçadas que são reforçadas individualmente mas acabam produzindo uma consequência cultural a longo prazo.



Vou usar o exemplo da própria Glenn:

O comportamento de comprar carros não é entrelaçado ao de outros compradores, as pessoas são reforçadas pela compra do carro, com o reforço que o carro representa para ela (devido a operações motivadoras instaladas pelas agencias de controle como mídia e a própria montadora de carros, através de comerciais, etc.), mas o uso aumento no numero de carros, produz a longo prazo juntamente a outras conseqüências atrasadas como aumento de aerossóis, queima de carvão em industrias, etc. uma diminuição na camada de Ozônio. E retorna a macrocontingência como uma punição a longo prazo, que nesse caso é o Aquecimento Global.



Portanto para trabalharmos com problemas tão graves, como esse que inclusive envolve a sobrevivência de nossa espécie no próximo século, é necessário entendermos quais são as relações funcionais entre Metacontingências/ Macrocontingências, contingências entrelaçadas simples, e comportamentos operantes individuais para podermos alterar as práticas culturais que estão destruindo nossa própria espécie.




Nenhum comentário:

Postar um comentário